Meus avós Luiz e Alice apesar das dificuldades daquele tempo, sempre mantiveram a família unida, tínhamos reuniões muito agradáveis no decorrer do ano. Isso principalmente porque a vovó Alice sempre quis a família unida e feliz, mesmo que ela tivesse muito trabalho e isso muito contribuiu para que a família permanecesse unida. Na minha memória está sempre à tona os Anos Novos que passamos juntos. Era uma festa maravilhosa e para nós, que éramos pequenos, mais ainda. O Natal a gente sempre passava em Santos com a família da minha mãe, nós tínhamos um apartamento e todos se reuniam por lá. Chegava o Ano Novo e nós já estávamos em Pompéia para a grande festa com a família do meu pai. Vovó Alice sempre morou, que eu me lembre, em duas casas em Pompéia, uma vizinha da outra e devido ao desnível do terreno tinha um porão com uma escada relativamente alta. Eu adorava a casa que tivesse porão, pois nós não tínhamos em nossa casa; até hoje eu curto um porão !!!!! As comemorações de Ano Novo sempre eram na casa deles e como vovó Alice era uma ótima cozinheira, os quitutes preparados por ela eram deliciosos. Depois do jantar tudo era alegria, para nós crianças, o encontro com os primos era maravilhoso, brincávamos bastante a espera da virada do ano. Quando faltavam alguns minutos para a meia noite, todos desciam as escadas para o porão e meu avô devido a sua idade avançada ficava no topo da escada esperando por todos. A alegria predominava, todos cantavam "Adeus Ano Velho e Feliz Ano Novo" e quando já estava faltando alguns segundos para a meia noite, todos começavam a subir os degraus da escada, primeiramente os adultos e depois seguidos pelos mais novos. Meu avô ficava no topo da escada abraçando a todos e desejando um ótimo ano.
Subir as escadas representa subir na vida. Até os dias de hoje nós da família de Antoninho continuamos essa tradição para que nossos filhos e agora netos possam passar para as gerações futuras. O almoço do dia seguinte sempre era delicioso, vovó Alice se esmerava em tudo. O tempo foi passando, a família crescendo, e nós sempre comemorando os Anos Novos. Teve um ano que comemoramos na
Recreativa, até a família da tia Nilze e Noé que moravam em Botucatu compareceram. Cada um estava escalado para levar alguma coisa deliciosa.
Depois que não tínhamos mais o vovô Lulu, vovô Alice continuou a comemorar os Anos Novos sempre com muito entusiasmo. Depois que eu estava casada e o meu
filho Silvinho era pequeno, teve um Natal que meus pais estavam viajando para o nordeste e eu meu marido e meu filho íamos passar sozinhos as festas de final de ano, pois minha sogra não ligava para isso. Quando ela soube que estávamos
sozinhos, não teve dúvida, fomos passar na casa dela. Fiquei imensamente feliz em poder passar as festas com todos da família reunidos. Nos dias de hoje, com quase 98 anos de idade, todos os sábados ela reúne em sua casa os filhos Adelino e Cida e os netos e bisnetos da Cida para um delicioso almoço. Se vovó Alice não gostasse da união dos filhos jamais teria unido a família, unido os filhos dos dois casamentos. Ela é uma pessoa que gosta da reunião dos familiares.
Parabéns Vovó Alice !!! desejamos que possa reunir cada vez mais a família.
terça-feira, 9 de outubro de 2007
Ano Novo !!!
às terça-feira, outubro 09, 2007 Marcadores: Odilinha Melges Molina (neta de Alice e filha do enteado Antônio Mendes Melges)
Postado por IMERSÕES
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Odilinha,
estava relendo os seus contos, como eles estão bem escritos, é como se eu estivesse revendo um filme. A vó fazia a mesma coisa com a gente, dava um pouco da massa para ajudarmos a fazer a bala de côco.Me lembrei da sensação que tive no ultimo ano que subimos a escada do porão no ano novo, cantando "adeus ano velho (...)".
Que saudades, vocês poderiam relembrar algumas histórias no chá dos Melges, gravá-las num gravador e me passar...que tal?
Estou aguardando as fotos que vai me enviar.
Beijos,
Carmen Lúcia
Postar um comentário