Odilinha com a neta Mariana e Sylvio com o neto Felipe (filhos da Léa)
Meus avós Luiz Melges, a esposa Alice e os filhos fixaram residência em Pompéia, depois mudaram para Paulópolis e voltaram para Pompéia, que é uma cidadezinha pequena no interior do Estado de São Paulo e que pouca coisa existia por lá.
Quando éramos crianças nossos aniversários sempre eram comemorados com os nossos amigos e familiares.
Naquele tempo não existia buffet para ser contratado, palhaços, etc .... era uma coisa simples, mas muito alegre e feliz.
Não existia bala de côco para ser vendido como nos dias de hoje.
Vovó Alice sempre fez uma bala de côco deliciosa, que derretia na boca e não podia faltar em nenhum aniversário, mesmo de adulto e que dirá de criança.
Um dia antes da festa, vovó Alice se dirigia a nossa casa para fazer as famosas balas de côco.
Era uma festa !!!!!
Nós crianças ficávamos só olhando ela colocar os ingredientes na panela, esperar a bala dar o ponto, e quando ela colocava um pouco do líquido num prato com água e dava para a gente mastigar, era uma alegria, pois estava no ponto do “puxa-puxa”.
Depois disso, ela derramava a bala na pedra-mármore que estava bem seca e untada com manteiga, pois naquela época não existia margarina, esperava um tempo e a massa era dividida em três, minha mãe, minha avó Luiza e a vovó Alice que sempre ficava com a maior parte.
Eu, Beth e Júnior ficávamos vendo maravilhados como podia virar bala o açúcar com água. Ela sempre nos dava alguma massa para também “ajudarmos”.
Quando estava no ponto de cortar, vó Alice fazia rolinhos e todos cortavam com tesoura que já estava limpa e devidamente untada.
A gente se deliciava em comer os puxa puxas, eram deliciosos !!!!
Nunca me lembro de vovó Alice não gostar da gente ficar perto ou mesmo comer as balas que ela já havia cortado.
Sempre estava de bom humor e feliz !
Nos nossos aniversário não poderia nunca faltar as famosas e deliciosas balas de côco de vovó Alice.
Parabéns vovó Alice !!!! felicidades pelos seus 98 anos de idade bem vividos junto a família.
Odilinha (filha e Antoninho e neta de Alice)
sábado, 29 de setembro de 2007
Dia de Festa !!!!!
às sábado, setembro 29, 2007 Marcadores: Odilinha Melges Molina (neta de Alice e filha do enteado Antônio Mendes Melges)
Postado por IMERSÕES
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Odilinha,
estava relendo os seus contos, como eles estão bem escritos, é como se eu estivesse revendo um filme. A vó fazia a mesma coisa com a gente, dava um pouco da massa para ajudarmos a fazer a bala de côco.Me lembrei da sensação que tive no ultimo ano que subimos a escada do porão no ano novo, cantando "adeus ano velho (...)".
Que saudades, vocês poderiam relembrar algumas histórias no "Chá das Melges", gravá-las num gravador e me passar...que tal?
Parabéns, eu adorei os contos ... revivi minha infancia.
Beijos,
Carmen Lúcia
Postar um comentário